24 outubro 2010
22 outubro 2010
Andando em Copacabana
Nesse último domingo, 17 de outubro de 2010, fomos buscar o skate do Fred e encontrar nosso amigo (e professor particular de pumping, rsrsrs) Juan. Aproveitamos a ida e fomos andar em Copa.
Eis nosso vídeo, ainda estamos uma porcaria, podem reparar na humilhação ao nos comparar com o Juan (bermuda preta):
Eis nosso vídeo, ainda estamos uma porcaria, podem reparar na humilhação ao nos comparar com o Juan (bermuda preta):
21 outubro 2010
Amortecedores
Os amortecedores utilizados para pumping são os da marca Khiro. Tem outra marca top, Venom, mas o pessoal de pumping só usa Khiro. E a setagem é a seguinte, assim como os trucks, os amortecedores da frente são moles e os de trás duros.
A dureza dos Khiro são separadas por cores e o mais mole é o branco com 73a e o mais duro é o roxo com 98a.
Geralmente são usados 3 na frente e 1 ou 2 atrás, dependendo do truck e do formato do amortecedor utilizado. E aí podem ser feitas combinações, em função do peso do skatista. Eu, no caso, peso 46kg. Meus amortecedores da frente sao 3 brancos e atrás 1 amarelo. No caso do Fred, meu marido, que pesa 85kg, na frente são utilizados 2 khiro laranja e 1 azul e atrás trocarei o amarelo que está de quando ele comprou o skate, por um vermelho pois esta setagem é a adequada ao seu peso. Veja nos posts anteriores as fotos de nossos amortecedores e abaixo exemplos de outros skates:
Setagens para truck frontal de skatista do pavedwave.org |
Lá fora é barato e fácil de encontrar os Khiro Kits de amortecedores. Tem outros kits com outros tipos de amortecedores para escolher, como os em formato de barril, os com cones menores... Vem neste estojo com amortecedores de todas as cores para o skatista poder testar várias combinações:
Trucks - combinações que deram certo
Tudo para pumping é bem específico e chato de encontrar e setar... Incluindo os trucks. Os trucks, geralmente usados no Slalom são os trucks que servem para o L.D.P. Os Bennet 5.0 vão sempre na frente e os Tracker sempre atrás. O Splitfire vai na frente. O Seismic 130mm vai sempre atrás. Usem as combinações indicadas, são as que o pessoal usa e que funcionam. Tem também os trucks Airflow e Radikal Dragon que são traseiros e utilizados com o Bennet 5.0 na frente. O truck da ré tem que ser firme, mais preso e o truck da frente bem mole para que a força aplicada com o movimento percorra o skate da ré pra frente, fazendo o skate andar.
BENNET 5.0 NA FRENTE E TRACKER RT-S 129mm ATRÁS |
SPLITFIRE NA FRENTE E TRACKER RACER ATRÁS |
BENNET 5.0 NA FRENTE E SEISMIC 130mm ATRÁS |
Decks que não são específicos mas que servem para pumping
19 outubro 2010
Nova aquisição
Domingo meu amigo Juan me trouxe o outro long que agora é do meu marido: um RoeRacing Marmaid. Este shape foi o primeiro no mundo criado especificamente para L.D.P. e, até hoje é tão bom quanto os shapes novos de outros fabricantes. Vejam como está a setagem do long nas fotos abaixo:
Por falar em ângulos, os ângulos do outro long, com Khiro Rise Pads são de 20* na frente e 10* atrás. Pode fazer pads de madeira se não encontrar os khiros. Mas não coloque muito altos os pads, pois desestabiliza o skate. O que importa é o ângulo. E a direção é a seguinte: a parte mais fina do pad virada pra frente e a parte alta virada pra trás. Assim para os 2 trucks.
Ele é chamado Marmaid pelo seu formato de "sereia" |
Truck frontal Bennet 129mm com Khiro Rise Pads fazendo um ângulo de 20* e amortecedores Khiro - 1 barril azul e 2 cones Laranja. |
Rodas abec 11 zigzag 70mm e rolamentos Bones Swiss |
Truck traseiro Radikal e amortecedor khiro amarelo (vou trocar por um khiro vermelho, mais duro, adequado ao peso do meu marido -85kg). |
Este truck da Radikal tem regulagem de ângulo e não precisa de rise pads | . |
07 outubro 2010
Configuração do Long L.D.P.
Prancha Subsonic Pulse 40 |
A prancha Subsonic Pulse 40" é reta e pouco flex e pode ser compra através do site: http://www.subsonicskateboards.com/
Lá você tem a opção de prancha de acordo com seu peso, pode escolher cores da madeira, desenhos para cortes na lixa e também encontra as demais peças para seu long L.D.P. A prancha é importante pois ainda não existem pranchas L.D.P. nacionais. Elas tem que ser mais largas que o normal, geralmente no formato marmaid e tem um concave e um camber específicos.
Truck frontal Splitfire/ Truck traseiro Tracker Racer |
Peças fundamentais para fazer L.D.P. são os trucks do skate, geralmente usados para slalom. Tem que ter 129 ou 130mm, os da frente mais moles e os de trás mais presos. Neste caso estou usando um truck Splitfire na frente com 2 amortecedores Khiro Branco o mais mole de todos de 73a - os trucks de skates normais só cabem 1 amortecedor - e atrás é um truck Tracker Racer com 2 amortecedores Khiro amarelo com dureza de 92a.
Rodas traseiras Abec 11 Big Zig Lemon 75mm 80a |
Para fazer L.D.P. não se pode usar qualquer roda, ela tem que ser com cantos retos, com 70mm ou mais e as da frente com maior dureza que as de trás. As rodas da marca Abec 11 Zig Zag e Big Zig são as mais usadas. As rodas Speed Vents também são muito recomendadas! A dureza influencia na aderência e o tamanho na estabilidade do skate. Rodas menores com 70mm partem mais velozmente e rodas maiores com 75mm, passam facilmente sobre pedrinhas e fissuras da pista.
Rodas frontais Abec 11 Big Zigs Lime 75mm 83a |
Os rolamentos recomendados são os da marca Abec 11 chamado Built-ins. Eles têm este nome pois já vêm com os espaçadores acoplados e é só colcoar na roda e andar, sem maiores dificuldaddes. Eles também podem ser abertos para limpeza e manutenção e duram bastante. Não posso esquecer de mencionar os rise pads, que ficam entre os trucks e a prancha que, no caso, sao da marca Khiro e com angulação de frontal e traseiro. Sem a angulação correta não tem como fazer L.D.P.
Estas são as configurações do meu skate. No próximo post, mostrarei outras alternativas e marcas de pranchas, trucks, rodas e lojas para quem quiser montar o seu. Ah! E pra quem se perguntou que bolinha é aquela em cima da prancha, ela se chama Toe Stopper, serve para seu pé da frente ficar na posição certa e não correr pra fora do skate.
Meu longboard L.D.P.
Durante minhas pesquisas sobre L.D.P. fiz amizade com um cara lá de fora que vem de vez em quando ao Brasil a trabalho. Ele sabia tudo sobre pumping e sobre como montar o skate certo. E, como não estava mais praticando, me vendeu o skate dele: um Subsonic Pulse 40".
06 outubro 2010
Long que não deu certo
Como disse no post anterior, fui toda contente montar meu long a partir do que eu tinha "meio que aprendido" no fórum de LDP. Percorri várias lojas de skate e nenhum vendedor tinha sequer ouvido falar em LDP e achavam estranho o skate que eu estava montando, pois necessitava de uma prancha de long, porém o truck era de skatinho (129mm) e eles achavam aquilo uma aberração, pois o truck pra long seria de 160 ou 180mm. Acabei montando o seguinte long: um shape flex, truck de 129mm, troquei o amortecedor da frente por um khiro branco com dureza de 73a, rodas moska 70mm dureza 80a e rolamentos Bones Red. Passei um sufoco tremendo, pois não encontrei rise pads com a angulação necessária e tive que ir no marceneiro. Estava feliz da vida, mas eu não conseguia pumpear direito nele. Abaixo fotos e um vídeo do meu long que acabou virando ex-long.
Não faz sentido...
Eu queria montar um skate longboard para passear, fazer um exercício que não fosse chato. Ficava pensando que queria um long que andasse bem , pois para mim não faz sentido vc andar um pouquinho e empurrar com o pé, andar mais um pouquinho e já ter q empurrar novamente. Isso não entrava na minha cabeça. Teria que haver um jeito de andar sem ter que usar o pé a todo momento. Foi então que, pesquisando na web descobri sobre os diferentes tipos de pranchas, trucks, rodas, rolamentos, amortecedores, angulação de rise pads e que a combinação de tais peças faziam toda a diferença. Foi então que, perguntando em foruns, descobri o site http://www.pavedwave.org/ , dedicado a LDP e com vários skatitas praticantes, forums e várias dicas. Claro que, na empolgação, montei meu long que, óbvio, não deu muito certo, pois mais do que tudo, você tem que conhecer os acabamentos e curvaturas das pranchas, os materiais, as durezas de rodas e amortecedores e descobrir praticamente nada é vendido no Brasil e o que é vendido aqui é caro, mas tem algumas coisas em lojas como UrbanStore e Roll-Laden e pensei: já era!
Sobre L.D.P.
Andar kilômetros sem parar num longboard, somente com o movimento do corpo, teoricamente é possível com qualquer skate. Porém um grupo de americanos desenvolveu configurações específicas para atingir tal objetivo com conforto e qualidade. Os skatistas praticantes de LDP partiram de modalidades como o slalom e o carving e queriam apenas curtir um passeio com suas pranchas.
Assinar:
Postagens (Atom)