23 abril 2012

Rodas


As rodas do skate longboard são de uretano e com um miolo central de plastico ou alumínio, onde são encaixados os rolamentos. Elas são apresentadas em tamanhos diferentes. Os mais comuns são 65mm, 70mm e 75mm, mas podem ser maiores ou menores. A escolha do tamanho depende do que a pessoa pretende fazer e gosto pessoal. As menores tem menos uretano, duram menos, mas são mais baixas, deixando o long mais perto do chão e tem menor superfície de contato, o que facilita para mandar slides. As maiores duram mais e tem maior superfície de contato, o que ajuda no grip. Mas também podem ser encontradas rodas pequenas e largas e rodas grandes e finas.



As rodas podem ter borda reta ou borda arredondada. As de borda reta são feitas para terem bastante aderência ao chão, ao contrario das de borda arredondadas, que foram pensadas para desgarrarem com facilidade.
O tamanho das rodas influencia na velocidade. Uma roda pequena tem maior aceleração inicial, mas depois perde velocidade, ao contrário de uma roda grande, que tem menor aceleração inicial, mas mantém a velocidade devido a inercia da roda maior.

Elas podem ser macias ou duras. As rodas de dureza 75a, 78a, 80a, 81a, 82a são consideradas macias. Elas tem mais grip, absorvem as imperfeiçoes do asfalto e tem um slide suave e controlado, que a roda derrete no asfalto. Mas como sao rodas que tem a característica de prender mais no asfalto, elas vem com um brilho e para ter esse slide manteiga tem que suar para tirar esse brilho da roda mandando slides. As rodas de dureza 83a,84a,86a,88a em diante são rodas mais duras e desgarram com mais facilidade, duram mais, mas durezas altas como 88a, 89a o rider sentira as imperfeiçoes do asfalto, pedrinhas e os slides podem ser descontrolados. Tem algumas marcas de Rodas especificas de slide q já vem com a superfície sem o brilho, poupando tempo do rider e pronta para mandar slides. 



As rodas para speed sao com 70mm ou mais, com maior superfície de contato e cantos retos para maior velocidade e maior grip nas curvas. para fazer speed nao é aconselhável tirar o brilho das rodas.



As rodas de freeride são as de 65mm, 70mm,72mm, 75mm,76mm, dependendo do gosto do rider. Canto redondo ou reto, retirando o brilho, para mandar slides.




A posição do miolo nas rodas influencia o desempenho das mesmas e forma de andar. Elas podem ser offset, com miolo descentralizado, centerset com o miolo no meio da roda e sideset com o miolo num lado da roda.


As rodas offset e sideset, ao encostarem e serem pressionadas contra o asfalto sofrem uma deformação e como sobra mais roda para o lado de fora, tem mais poliuretano para aderir ao asfalto e com isso, maior grip.  A centerset, por estar com o miolo no meio, a deformação é menor.  E ao andar sempre, mandando slides, as rodas vão gastando na parte onde esta o miolo e ficando cônicas. nas rodas offset e sideset, o indicado é fazer o rodizio em X das rodas toda vez que for andar e a vantagem das centerset é que como o miolo esta no meio, você pode virar elas pra dentro e continuar usando, sem ter q fazer rodizio.

As marcas de rodas desenvolvem seu próprio uretano e , devido a isso pode haver diferença entre modelos com especificações similares.



6 comentários:

  1. como tirar o brilho da roda?

    ResponderExcluir
  2. qual a roda que vc me indicaria para slides de qualidade

    ResponderExcluir
  3. Sempre achei que o numero maior era mais mole !
    pelo jeito estou errado ! abs

    ResponderExcluir
  4. Matéria ótima, mesmo, tirou bastante dúvida minha agora vou comprar uma 83a e ver no que dá

    ResponderExcluir
  5. Como tirar o brilho da roda? Tenho uma abec11 (72mm 83a), adquiri recentemente, mas ela gruda mais do que a minha antiga roda intermediária que veio sem brilho,tive a impressão de que ela corre menos também. Me ajudem.

    ResponderExcluir